Ir para o conteúdo Pular para o menu principal
Como apoiar

KOMPANHIA

Aguáh - Billings

2010

Em razão do êxito da primeira experiência, (Águah, o espírito das águas, no Parque Ecológico do Guarapiranga, 2009), a cidade paulista de São Bernardo do Campo abrigou uma segunda versão do espetáculo no Parque Estoril, às margens da Represa Billings. Destinou-se também às crianças de oito a dez anos de idade da rede municipal de ensino e se estendeu por um ano e meio, com oitocentas sessões e um total de 24 mil alunos e 462 educadores. O diretor Ricardo Karman manteve a essência do trabalho anterior, que aliava a força de uma floresta real a uma aventura de natureza onírica. Por ser menos selvagem, uma vez que o local costuma acolher mais visitantes e tem até estacionamento de carros, o roteiro foi pensado para acontecer predominantemente sobre as águas da represa e nos barrancos e matas ciliares, pouco frequentados, nas beiradas do parque. As turmas, de trinta e cinco participantes cada, também eram fracionadas em três frentes. Em noventa minutos, a pé e em barcos, elas percorriam trilhas e rotas que as conduziam até o ponto onde se ocultara o espírito da água.


Assim como seu congênere paulistano, este projeto tinha como escopo conscientizar o público infantil para questões ambientais e a importância de se preservar os mananciais em nosso planeta. Investida da condição de formadores de opinião, a garotada podia multiplicar o conhecimento adquirido para suas famílias e as gerações futuras. Claro que o aprendizado não era tão simples assim. A jornada era vencida depois de muita lama, ansiedade, medo e curiosidade. Na aula, os pequenos aventureiros descreviam em uma espécie de diário as situações vivenciadas durante a expedição. As represas Billings e Guarapiranga nunca mais foram as mesmas. 




FICHA TÉCNICA

Criação e direção:Ricardo Karman

Assistente de direção: Bernardo Galegale

Elenco: Yunes Chami, Mario de La Rosa, Élber Marques, Léo Fernandes, Thiago Azanha, Alexandre Mello, Arlette Ferreira, Antônio Corrêa Neto, Jardel Glay Cini e Márcio Ribeiro.

Monitores: Paula da Paz, Lilian Gouvêa, Daniela Embôn, Régis Pereira e Rafael Santos

Figurinos: Verônica Julian

Adereços e Cenografia: Dimitri Kuriki e Helena Ramos

Cenotécnico: Gilberto Souza

Contrarregra: Alisson da Paz e Renato Souza

Realização: La Fabbrica do Brasil

SERVIÇO:

Local: Parque Ecológico do Guarapiranga

Endereço: Estrada do Riviera, 3.286 – Riviera Paulista/SP (o Parque Ecológico do Guarapiranga fica depois do Parque do Guarapiranga)

Temporada: sábados às 10 horas

Ingressos : Grátis(com senha por ordem de chegada)

Informações: (11) 5517-6707 /6255

Participantes por sessão: 50 pessoas (35 crianças e 15 adultos)

Duração: 2 horas

Classificação etária: crianças a partir de 8 anos

Gênero: Teatro-aventura

Acesso controlado para adulto desacompanhado de criança.

Agendamento para escolas: www.criancaecologica.sp.gov.br

RECOMENDAÇÕES

Espetáculo não recomendado para pessoas com dificuldade de locomoção e alérgicas a insetos.

Utilizar roupa adequada para aventura: tênis, calça comprida e camiseta (levar uma reserva).

Uso de protetor solar e repelente caso se faça necessário.

Disposições e condições para caminhada.

Riscos: picadas de insetos, escorregões, pequenas escoriações, medo,