MÚSICA
Maurício Pereira: Clipes, Grampos e Tônicos
04, 11, 18 e 25.11.19: segundas às 20hPara sua temporada no Centro da Terra nas segundas de novembro, Mauricio deu uma passeada nas suas gavetas, anotações, rascunhos, memórias.
Em 4 formações diferentes, ele relê canções de seu repertório, corre atrás de lembranças remotas de ouvinte de música popular, pensa alto, conta histórias, abre processos com espaço pra experimentar arranjos e eventualmente atender pedidos da plateia.
04.11.19: #outonoMICRO e outras milongas mais.
Acompanhado por Tonho Penhasco na guitarra, MP faz esse show tão pequeno quanto poderoso, cantando canções que tem ficado de fora do roteiro habitual desse show, com a releitura sempre criativa de Penhasco. O convidado especial é Amilcar Rodrigues (O Terno, A Espetacular Charanga do França, e com MP no Outono no Sudeste e no Turbilhão de Ritmos) nos sopros.
11.11.19: Diving in the Surprise: as versões (secretas) do Mergulhar.
MP sempre fez versões em português de pop, jazz e música de cinema, mas nem sempre tocou essas versões. Pois pra essa segunda ele chamou Daniel Szafran (que gravou com ele o cultuado “Mergulhar na Surpresa”) pra turbinar com seu piano uma sessão de clássicos da música popular em idioma local. O convidado especial é Gabriel Basile (que vocês conhecem bem de O Terno, Grand Baazar, e mesmo do Outono no Sudeste, de MP), que toca bateria e outras bossas.
18.11.19: Pereira Canta Adoniran (e outras paulistanidades).
Aqui, acompanhado pelo Turbilhão de Ritmos, MP é só cantor. Junto com o Turbilhão ele traz uma leitura parruda pro Adoniran, que mistura jazzrock, baile do interior e rock da Vila Pompéia, com direito a alguma viagem (leve e pesada) sobre o que seja essa entidade “música paulistana”.
O Turbilhão de Ritmos vem com Carneiro Sândalo (Vexame, Karnak, Zé Geraldo), bateria; Reinaldo Chulapa (Vexame, Edvaldo Santana), baixo; Daniel Szafran (o homem do Mergulhar), piano; Tonho Penhasco (Itamar Assumpção, Arrigo Barnabé, Mauricio), guitarra; Luiz Waack (Itamar Assumpção, Alzira Espíndola), guitarra; Amilcar Rodrigues (Metá, Charanga do França, O Terno, além de fazer parte do time do Outono com MP), no trompete.
25.11.19: O #outononosudeste visita o lado B do Mauricio Pereira.
A banda que acompanha MP desde o “Pra Onde Que Eu Tava Indo”, e que gravou lindamente com ele (sob a produção e regência de Gustavo Ruiz) o “Outono no Sudeste” é uma banda que sabe achar caminhos sonoros pra canções cheias de poesia como as de MP.
A ideia aqui é experimentar arranjos pra algumas canções do repertório de MP, e ao mesmo tempo atender um ou outro pedido do quem estiver por lá e quiser ouvir alguma coisa do Outono, que por sinal vai estar com o vinil novinho em folha à venda no Centro da Terra.
Na banda, Gabriel Basile, bateria; Henrique Alves (Arnaldo Antunes, Projeto B), baixo; Pedro Montagnana (Zeeba), piano elétrico; Tonho Penhasco, guitarra; Amilcar Rodrigues, trompete/flugel/bombardino.
A produção executiva é da Arte Rumo (Raquel Dammous e Marcella Datri).
Os discos tem distribuição Tratore.
Fotografia por Rui Mendes
Ficha Técnica:
Mauricio Pereira - voz e sax
Tonho Penhasco - guitarra
Amilcar Rodrigues - trompete
Daniel Szafran - piano
Biel Basile - nateria
Carneiro Sândalo - bateria
Reinaldo Chulapa - baixo
Daniel Szafran - teclado
Luiz Waack - guitarra baiana
Tonho Penhasco - guitarra
Gabriel Sader Basile - bateria
Henrique Alves - baixo
Tonho Penhasco - guitarra
Pedro Montagnana - piano elétrico