Comprar Ingressos

INFANTIL

a prince­sa Jia

17 e 18.04.10

O I Festival Centro da Terra Para Crianças acontece entre os dias 3 de abril e 2 de maio, sempre aos sábados e domingos, às 16 horas, com entrada franca. O projeto – viabilizado por meio do projeto Caixa Cultural da Caixa Econômica Federal – apresenta uma programação voltada para crianças de 3 a 12 anos, formada por espetáculos de cinco renomados grupos paulistanos. O Festival foi idealizado pela Kompanhia do Centro da Terra com curadoria de Luiza Jorge.

A cada fim de semana entra em cartaz uma montagem diferente, totalizando 10 apresentações gratuitas, respectivamente: O Ilha do Tesouro (da Kompanhia do Centro da Terra), Assembléia dos Bichos (Bendita Trupe), A Princesa Jia (As Meninas do Conto), Inzôonia (Cia. Circo de Bonecos) e O Flautista de Hamelin (Circo Teatro Musical Furunfunfum).

Antes de cada espetáculo – às 15 horas – a escola de artes infantil Grão do Centro da Terra ministra uma Oficina de Artes (também grátis), inspirada no tema abordado pela montagem, e, após as sessões, um bate papo entre atores e público presente fecha a programação do dia.

Atenção: Sujeito à lotação do teatro

A Princesa Jia

Com As Meninas do Conto

Inspirado em conto de Luís da Câmara Cascudo

Direção, cenário, produção e figurino: As Meninas do Conto

Supervisão artística: Eric Nowinski

Elenco: Danielle Barros, Vivian Bertocco e Débora Carolyne

Percussão: Cris Bosch

Iluminação: Eric Nowinski

Fotografia: Flavio de Moraes

Duração: 50 min – Classificação etária: 4 anos

O enredo de A Princesa Jia – primeira montagem do grupo As Meninas do Conto – apresenta um casal que tinha três filhos em idade de começar a trabalhar. Os rapazes partem em busca de caminhos diferentes: José e Pedro se instalam em uma cidade vizinha procurando se arranjar, mas João, o caçula, vai parar em um velho e feio castelo onde mora uma jia (sapa) gorda e melequenta. Porém, o jovem não poderia imaginar que essa sapa era, na verdade, uma linda princesa a espera do desencantamento.

O grupo se propôs a trabalhar com o texto de Luís da Câmara Cascudo mantendo uma pesquisa que já realiza há anos sobre a figura do contador de história, alternando narração e dramatização. Para isso, realizou algumas adaptações no texto original, mantendo a narração como forma de condução do espetáculo.

Formado, em 1995, pelas atrizes Kika Antunes e Simone Grande, o grupo As Meninas do Conto pesquisa as narrativas que fazem parte do imaginário popular, desenvolvendo uma forma própria de criação teatral a partir dos contos populares. Em 2002, ano em que esteou os espetáculos A Princesa Jia e Porque o Mar Tanto Chora, o grupo recebeu o Grande Prêmio da Crítica da APCA, na categoria teatro infantil. O grupo foi contemplado com diversos prêmios: Porque o Mar Tanto Chora (Panamco 2002 para melhor figurino, atriz e espetáculo); As Velhas Fiandeiras (APCA 2004 de melhor espetáculo infantil e Coca-Cola Femsa de melhor espetáculo, texto e música; e Papagaio Real (várias indicações ao Prêmio Coca-Cola Femsa 2005). Foi contemplado duas vezes pela Lei Municipal de Fomento ao Teatro (2006 e 2007); recebeu o Incentivo do Programa de Ação Cultural do Estado de SP nos módulos de circulação (Porque o Mar Tanto Chora) e Produção (Se Essa História Fosse Minha), além de patrocínio das empresas Usiminas e Cosipa para a realização do projeto Quem Quiser Que Conte Outra.

PERFORMANCE

TOM MONTEIRO 14,15, 21, 22.07.18: sábados e domingos às 20h.

TOM MONTEIRO

MÚSICA

vitor araújo 09, 16, 23 e 30.07.2018: segundas às 20h

vitor araújo

MÚSICA

Corte 10, 17, 24 e 31.07.18: terças às 20h

Corte

TEATRO

OCUPAÇÃO JULIANA FRANÇA-PROJÉTIL 4 e 5.08.18: sábados e domingos às 20h.

OCUPAÇÃO JULIANA FRANÇA-PROJÉTIL

MÚSICA

MAWACA - AS MUITAS VOZES DA VOZ 7,14,21 e 28.08.18: terças às 20h.

MAWACA - AS MUITAS VOZES DA VOZ

AULAS

Práticas do Tai Chi e Chi Kung terças, às 8h30

Práticas do Tai Chi e Chi Kung