DANÇA
Ana Medeiros, Leticia Esposito e Naíra Gascon: Abalos Telúricos
01, 02, 08 e 09.09.22, quintas e sextas às 20hAbalos Telúricos é o primeiro trabalho de dança-teatro realizado coletivamente pelas artistas Ana Medeiros, Letícia Espósito e Naíra Gascon. Trata de uma visita ao interstício entre Terra e Lua, onde os corpos disputam equilíbrio, gesto e movimento com a gravidade, as matérias e os elementos do Universo.
Inspiradas na obra “As Cosmicômicas”, de Italo Calvino, as artistas dançam as hipóteses sobre a criação e origem dessa e de outras dimensões, transformadas em teorias absurdas pelo autor e pronunciáveis neste trabalho apenas pelo movimento.
Letícia Esposito é atriz e artista do corpo. Formada pela Cia. da Revista em 2017, frequentou também a Escola Livre de Teatro de Santo André e SP Escola de Teatro. Adentrando a formação prática estudou dança e improvisação acompanhada por profissionais como Clara Gouvêa, Diogo Granato, Henrique Lima, Cristiane Paoli Quito. Sua prática é permeada pela dança contemporânea, técnica de chão, contato improvisação e bases acrobáticas. Seu estudo cênico tem como base a improvisação e as possibilidades de diálogo em dança e teatro. É colaboradora na Mais+ Companhia, dirigida por Diogo Granato e intérprete na SPIO Orquestra e GUME Cia. dirigida por Daniel Carrera.
Naíra Gascon é artista da dança e atriz formada pela Escola Superior de Artes Celia Helena. É interprete-criadora na Antônima Cia de Dança, com direção de Adriana Nunes. Participou como intérprete criadora do projeto “Gestos Barreiras” junto ao grupo Manuseio Coreográfico, com direção de Camila Venturelli.
Durante os 4 anos de sua formação nas artes da cena atuou como estagiária das artista do corpo Marina Caron, Luaa Gabanini e Sheila Areas.
Dá aulas de movimento com base em estudos do pilates, circo, dança, coordenação motora e educação somática.
Pesquisadora do movimento e das infinitas possibilidades do corpo.
Ana Medeiros é artista do corpo e atriz formada pela Unesp, em São Paulo e também jornalista, pela PUC-SP. Atua como artista e educadora nas linguagens de teatro e dança com crianças e adolescentes desde 2016. Atualmente, pesquisa dança, circo, comicidade e improvisação com a Contra Companhia, no qual dirigiu a videodança "Cabeça Avessa" e apresentações presenciais do mesmo trabalho realizadas em 2021 e 2022.
Entre 2020 e 2021 participou como atriz-criadora do projeto "Do Mascaramento ao Mascameramento", junto ao Barracão Teatro, dirigido por Tiche Vianna.
Sua pesquisa é permeada pela improvisação cênica, dança-teatro e estudos somáticos.
Concepção e atuação
Ana Medeiros, Letícia Esposito e Naíra Gascon
Direção
Ana Medeiros
Trilha Sonora
Leandro Canhete
Iluminação
Letícia Trovijo