MÚSICA
Anaïs Sylla: Traversée ─ Travessia
24.05.22, terça às 20hPrestes a lançar o seu disco de estreia, Anaïs Sylla, cantora francesa radicada no Brasil, sobe ao palco do teatro do Centro da Terra para apresentar parte de seu repertório autoral. Ao seu lado, os músicos Eddu Ferreira e Caê Rolfsen, que também assina a produção do álbum.
Nascida na França e de origem senegalesa, a cantora e compositora Anaïs Sylla faz da sua trajetória de vida - itinerante e plural - a essência para criar a sua identidade musical que passa por influências da música francesa, brasileira e de sua pesquisa sobre a diáspora afro.
Após herdar os discos que sua avó e sua mãe ouviam (Sade, Oumou Sangaré, Ali Farka Touré, Stevie Wonder...) e mergulhar nos estudos sobre a história da escravidão no Brasil, Anaïs iniciou seu trabalho de pesquisa histórica sobre a miscigenação e a emancipação gradual da escravidão. A descoberta do Atlântico negro tomou conta de seus pensamentos e inspirações passando a fazer parte de seu processo criativo.
Lançou em setembro de 2018 seu EP de estreia, Anaïs Sylla, e trouxe em suas 04 faixas o resultado da mistura dos elementos de sua pesquisa musical e antropológica combinados à produção eclética do músico e produtor Tó Brandileone.
Desde então, Anaïs Sylla compõe a cena musical paulista e já se apresentou em casas como: Bona, Casa de Francisca, Al Janiah, Jazz B e Jazz nos Fundos. Cantou no Prêmio Trip Transformadores ao lado de Luedji Luna e Nelson Sargento e com Otto e Josyara, nos Festivais Sangue Novo e Oferendas.
Seu álbum de estreia será lançado em junho de 2022, pela Ori Records e trará 9 canções de sua autoria, com produção de Caê Rolfsen.
Anaïs Sylla - voz
Caê Rolfsen
Eddu Ferreira
Mercedes Tristão - produção