TEATRO
as su­plican­tes
31.10 a 03.11.02As Suplicantes é parte de uma tetralogia, juntamente com as peças: Os Egípcios e As Danaides acompanhadas pelo drama satírico Amymone, que se perderam. Em As Suplicantes, cinqüenta irmãs, com seu pai Danao desembarcam na costa argiva reivindicando direito a asilo.
Distintamente de outras tragédias – em que a ação das personagens individuais e os fatos da fábula conduzem à felicidade ou infelicidade dos personagens envolvidos – é o coletivo das suplicantes que atua na vocalização dos temas: origens (ancestralidade), afirmação do tempo presente, sexualidade, e questões da transcendência e da imanência da justiça.
As Suplicantes é a única tragédia conhecida em que o coro é também protagonista. Esse espetáculo utiliza o texto original de Ésquilo numa apresentação inteiramente improvisada por quatro atores que desencadeiam uma narrativa fisicalizada e impulsiva do recitativo coral, aliado ao procedimento estético rigoroso e solene do trágico, num processo de atuação que relaciona a tradição arcaica de representação da tragédia grega aos procedimentos de atuação do Contemporâneo.
FICHA TÉCNICA
Bruno Garcia, Luanna Jimenes, Mariana Coral, Mateus Zuccolatto, Rudson Marcelo e Pedro de Freitas elenco
Isa kopelman dramaturgia e direção
Anita K. Guimarães e Isa kopelman tradução e versão
Marcio Tadeu figurino e direção de arte
Cecilia Borges preparação vocal
Marcio Tadeu desenho de luz
Tomás Vega fotos
Duração: 60 minutos
CURRICULUM DO GRUPO CORDEX
Isa Kopelman – Atriz e Diretora participou de importantes processos da cena brasileira, com trabalhos em Macunaíma de Antunes Filhos, montagens de Naum Alves de Souza e trabalhos internacionais com Richard Foreman e o Wooster Group de Nova York. Atualmente desenvolve pesquisa na Unicamp sobre o Modo Trágico de Interpretação.
O grupo Cordex desenvolve seu trabalho no departamento de artes cênicas da Unicamp, tendo como objeto de pesquisa a poética trágica na linguagem contemporânea.