DANÇA
CAROL PB E NICOLAS NEMITZ: MITO-LINGUAGEM
13 e 14.06.24, quinta e sexta às 20hMito-linguagem é uma performance que combina música programática e dança contemporânea. A partir das “6 Metamorphoses after Ovid” de Benjamin Britten, os intérpretes se metamorfoseiam em seis personagens da mitologia greco-romana trazidos para o contexto contemporâneo: Baco, Narciso, Faetonte, Pã, Niobe e Aretuza. Nesta performance, o oboé não é apenas um acompanhamento musical para a dançarina, mas ele é também incorporado à cena, de modo que dança e música assumem igual protagonismo. A performance é uma colaboração entre a bailarina Carolina Paes de Barros e o oboísta Nicolas Nemitz, e contou com a provocação de Irupe Sarmiento.
Carol Paes de Barros é bailarina, educadora e pesquisadora. Teve sua formação em dança em São Paulo, nas linguagens balé clássico e dança contemporânea, além de cursos, festivais e vivências internacionais em países como Estados Unidos, Inglaterra, Portugal e Alemanha. Trabalhou em produções do Theatro Municipal de São Paulo, São Paulo Companhia de Dança, Núcleo Tentáculo, Cisne Negro Companhia de Dança. Em 2023, colaborou na criação de espetáculos solo com acompanhamento de música ao vivo com a OSUSP e a Associação Brasileira de Violoncelistas. É mestranda em Antropologia na USP e bacharel em Ciências Sociais na mesma instituição. Atualmente pesquisa a interface entre a dança e a antropologia e dirige o Plano B, uma plataforma digital multidisciplinar que reúne dança, pesquisa e produção.
Nicolas Nemitz é Primeiro Oboé da Orquestra do Theatro São Pedro. Formou-se Bacharel pela Unesp - Música e estudou performance no programa de mestrado da Baylor University no Texas. Foi primeiro Oboé da Orquestra Filarmônica de Goiás e da Orquestra Jovem do Estado de SP, com as quais participou de gravações de diversos CDs. Realizou duas turnês com a Orquestra das Américas, além de participar de festivais como o Festival Internacional de Música de Campos do Jordão e masterclasses com artistas como Heinz Holliger, Christoph Hartmann e Alexey Ogrintchouk. Também foi vencedor do concurso Jovens Solistas da Banda Sinfônica Jovem do Estado de SP em 2019.
Concepção: Carol PB e Nicolas Nemitz
Direção e provocação cênica: Irupe Sarmiento
Coreografia: Carol PB
Direção musical: Nicolas Nemitz
Iluminação: Rossana Boccia
Composição: Benjamin Britten
Produção: Plano B Produções em Dança