DANÇA
CAROLINA CANTELI: VACA ENCONTRA O RIO
05, 06, 12 e 13.09.24, quintas e sextas às 20hvaca encontra o rio é uma pesquisa de metodologia e criação em dança. há tempos ruminada enquanto um corpo-paisagem crítico e que move-se através da atualidade para transformá-la. é uma auto-ficção, cuja artista sendo o tal mamífero revela contradições. filha da agropecuária e da fome tamanha do mundo neoliberal, ainda faz-se bicho em estado de poesia e de demora no tempo.
vaca encontra o rio tem a ver com demorar-se nos gestos. ruminar o tempo como uma vaca rumina o capim e investigar a duração de cada movimento a partir da fruição deste enquanto paisagem. mas o que começa como um permanecer nesse ambiente pictórico e fotográfico, de uma vaca entre luz e sombra no seu habitat íntimo, torna-se um lugar ritmado pela fluência do encontro dela com o seu rabo-pêndulo e seu próprio rio de palavras. agita-se uma pergunta incontornável: o que pode uma vaca, que não seja ser abatida e nem abatimento?
carolina canteli (São Bernardo do Campo, 1992) licenciou-se em dança pela UNICAMP
(BR) e formou-se no Programa Avançado de Criação em Artes Performativas - PACAP 5 (PT), com curadoria de João Fiadeiro. é co-diretora artística e performer no Grupo MEIO, atua como performer e criadora na Cia. Perversos Polimorfos e cria seus trabalhos autorais. destes, destacam-se suas criações: mover a dura certeza, aquilo que sei e não sei sobre mover a dura certeza e vaca encontra o rio. seus temas de investigação artística são: o corpo-paisagem; zona de encontro entre campo íntimo e lugar/esfera pública; presença em tempo real nas artes performativas; e o estudo acerca do tempo espiralar. trabalhou com artistas nacionais e internacionais como Gustavo Ciríaco, Marcelo Evelin, Volmir Cordeiro, Francisco Thiago Cavalcanti, Francisca Pinto e UM CAVALO DISSE MAMÃE, Daniel Pizamiglio, Julia Salem, Mariana Catalina Iris, Marina Dubia, Juliana Moraes, Felipe Teixeira e Mariana Molinos, iNSAiO Cia. de Arte, Gabriel Tolgyesi, entre outres.
criação, performance e texto: carolina canteli
fotografias analógicas e cartazes: carolina canteli
produção: júlia iwanaga
colaboração audiovisual: felipe teixeira e mariana molinos
design de iluminação: nara zocker
trilha sonora: martim gueller
cenografia: carolina canteli e sibele regina canteli
consultoria de materiais e cenografia: marcus braga
fotografia: everton ferreira, felipe teixeira e mariana molinos
figurino: carolina canteli
olhar externo: danilo patzdorf (br) e roberto dagô (pt)
agradecimentos: bibi dória, bernardo chatillon, gabriel tolgyesi, ian capillé, maitê lacerda, mariana viana, marie fages, pedro ivo carvalho e pedro pina
apoios (pt/es): a casa vella residência artística rural - iberescena e junta de galicia agadic (es), cortiço artist residency (pt), piscina (pt) e trust collective (pt) apoios (br): centro de referência da dança da cidade de são paulo, oficina cultural oswald de andrade, casa líquida, casa-escola com e publica