DANÇA
Cristiane Paoli Quito: Idiotxs Magníficxs
04 e 05.04.19: quinta e sexta, às 20hIdiotxs Magníficxs é um jogo no âmbito da improvisação do teatro/dança ou da dança/palhaço.
O jogo cênico é um elemento, cuja convocação se dá por meio do estabelecimento de relações, sejam elas com o espaço, o texto, a música, os objetos da cena, ou a plateia. Temos regras e vocabulários comuns que nos permite jogar e improvisar.
Dispomos de pequenas-esquetes, ou números de palhaços já previamente estudados e que podem ou não entrar no decorrer do espetáculo, pois tudo depende da escuta coletiva, dos acontecimentos cênicos e suas relações. Muitos são os acasos imponderáveis do dia, a começar pelas composições de movimento, escolhas das pausas, escolhas da músicas e silêncios. Nunca se sabe exatamente quando e como uma peripécia se dará.
Idiotixs Magníficxs brinca com o fazer teatral. As figuras ali apontadas, com suas idiossincrasias, talvez não fossem os bailarinos e atores adequados para ocuparem o espaço "sagrado" da caixa preta de um palco italiano - são por natureza inadequados à grandiosidade que se propõem. Palhaços.
Num tempo intenso como o nosso, em que é urgente a necessidade individual e coletiva de se posicionar articulada e corretamente sobre tudo o que nos cerca, Idiotxs Magníficxs, propõe como impulso de vida, fluxos de movimentos e brincadeiras, na busca da dissolução - mesmo que por instantes - da rigidez que estamos socialmente habituados em nossas
relações humanas. Podemos olhar com leveza para a nossa incompletude, para os nossos fracassos, mas não por isso estarmos menos implicados com a importância deste ato.
Assim, as inadequações, os erros podem ser encarados como presentes, como oportunidades, do artista-intérprete expor sua a condição humana frente ao público e com sorte fazer refletir.
SINOPSE
Idiotxs Magníficxs tem o desejo de ser um respiro no mundo de hoje. Criação em tempo real frente ao público, é um espetáculo no qual o jogo de improvisação em teatro/dança, tem no palhaço sua lógica, seus caminhos, suas inadequações, suas reflexões, suas levezas e contradições, com brilho no olhar.
FICHA TÉCNICA
Direção: Cristiane Paoli Quito
Preparação Corporal: Tarina Quelho
Elenco: André Cezar Mendes, Camila Cohen, Danilo Martins, Helio Toste, Lilian Regina, Luiz Felipe Bianchini, Maria Eduarda Machado, Marisa Bezerra, Olivia Munhoz, Raquel Parras, Romario Oliveira e Walmick de Holanda
Cenário: Cristiane Paoli Quito
Figurino: Cristiane Paoli Quito, Silvana Carvalho e elenco
Iluminação: Olivia Munhoz
Operação de Som | DJ Quito
Projeto Gráfico: Jorge Ferreira e Walmick de Holanda
Produção: Elenco
Coordenação de produção: Cristiane Paoli Quito e Raquel Parras