DANÇA
DANIELA MORAES E LAYLA BUCARETCHI: DELLAS21
23, 24, 30 e 31.03.23, quintas e sextas às 20h“DELLAS21” é um dueto de dança contemporânea idealizado pelas artistas Daniela Moraes e Layla Bucaretchi. Fruto de uma pesquisa que se iniciou em 2016, o espetáculo procura no imaginário da Cultura Pop e suas divas formas de produzir um corpo que orbita entre o contágio e o delírio diante do poder de suas imagens. Passando por gêneros diversos (do tecnobrega ao pop britânico) e por referências que vão de Joelma e Marília Mendonça a Lady Gaga e Adele, o espetáculo procura entender a ambivalência de como ser humana e “quase” divina ao mesmo tempo.
DELLAS21 percorre as contradições da relação do artista POP com o sucesso: de um lado, a vontade de partilhar sua visão artística, transformando sua vida pessoal numa persona pública cujo trabalho se dissemina e se reinventa pelo mundo todo; do outro, as crises que essa exposição e as pressões advindas das exigências crescentes da indústria cultural acarretam.
As imagens do universo da diva, do glamour à depressão, do sucesso ao anonimato, servem de fio condutor nesse espetáculo-show aberto a loucura, que combina dança, performance musical ao vivo e efeitos luminotécnicos que vão se sobrepondo numa epifania musical tragicômica.
Daniela Moraes: É bailarina, professora, artista independente e formou-se bacharel em Dança pela Universidade Estadual de Campinas. Em São Paulo, já trabalhou com os diretores Henrique Lima, Ricardo Gali, Jorge Garcia, Mauricio de Oliveira, Sandro Borelli, Luiz Fernando Bongiovanni, Diogo Granato, Vanessa Macedo e Fernanda Fiuza. Como criadora, foi contemplada com o ProAC Primeiras Obras de Dança com o projeto “Dellas17”, realizado em parceria com Layla Bucaretchi. “Dellas17” teve sua estreia internacional em Lisboa, a convite do (RE)union - Encontro Bianual de Artes Performativas, em 2018. “Dellas17” se desdobrou numa versão audiovisual em 2021, realizada através do edital ProAC Lei Aldir Blanc, resultando no novo “Dellas21”. Dançou a versão brasileira do trabalho "Replay", do coreógrafo luso-brasileiro Renan Martins. Como educadora, conduz a prática “Improvisação: estratégias para mover”, que já integrou a programação dos seguintes espaços e cias: Transversalidades Poéticas do CRDSP, Curso de Pós Graduação do Célia Helena Centro de Artes e Educação, Unidança (Unicamp), Balé de Niterói, Jorge Garcia Cia de Dança e Cia de Danças de Diadema.
Layla Bucaretchi: Bacharel em Dança pela UNICAMP. Fez o Programa de Pesquisa em Criação Coreográfica (PEPCC), no Fórum Dança, Lisboa. Em Portugal, participou das performances das diretoras: Luisa Saraiva, Ana Borralho, Vânia Rovisco e do coreografo Pedro Ramos. No Brasil, participou da Bienal de Dança como intérprete de “Multitud” de Tamara Cubas. Foi contemplada com o ProAC Primeiras Obras de Dança de 2017 com o projeto “Dellas17”, realizado em parceria com Daniela Moraes. “Dellas17” teve temporada de apresentações nas cidades de São Paulo, Maringá, Campinas e realizou sua estreia internacional em Lisboa, a convite do festival (RE)union - encontro bianual de artes performativas. Foi contemplada com a Lei Aldir Blanc para a remontagem e temporada virtual do “DELLAS”, em 2020.
FICHA TÉCNICA
Direção, Criação e Performance: Daniela Moraes e Layla Bucaretchi
Dramaturgia: Tono Guimarães
Colaboração Artística: Ricardo Gali
Figurino: Priscila Curce
Desenho de luz: Maria Basulto
Trilha Original: Thomaz Souza
Operação de som: Tono Guimarães
Direção de Fotografia e montagem dos vídeos: Sthéphanie Mascara
Assistente de Fotografia: Augusto Follmann
Fotos: Mariana Rotili (DELLAS17) e Sthéphanie Mascara (DELLAS21)
Produção: Daniela Moraes