TEATRO
Experi­mento I
05 a 08.09.02O título do trabalho já apresenta a sua natureza: investigação do corpo que se desdobra em discussão e problematização da própria dança. Cruzando referências científicas, filosóficas e a história da dança, as duas coreógrafas que já trabalham juntas desde 1996, compreendem que a construção dos processos de criação constituem a diversidade de formas que ampliam o próprio conceito de dança. O que elas chamam de um processo não-convencional pode ser entendido como um tipo de formulação coreográfica não estável, simplesmente pela própria natureza instável de uma pesquisa ou experimentação, pois este pretende atingir um resultado desconhecido para um determinado fim. A diferença é que em dança o resultado obtido se reverte em seu próprio fim, em sua especificidade mesma, revelando a qualidade das formulações que são encarnadas e constituem o processo de criação. Ainda propõe esse risco para o público que precisa despir de seus preconceitos para entrar no teatro disposto a se atualizar, a pensar, aprender.
Curriculum do grupo EXPERIMENTO I
Luciana Gontijo e Margô Assis trabalham juntas desde a montagem do espetáculo “O que fazer para o jantar” dirigido por Dudude Herrmann em 1996.
Há dois anos vêm desenvolvendo a investigação do funcionamento do corpo e seus sistemas. Com a linguagem encontrada nesta primeira fase da pesquisa, montaram eXperimento 1 co-produzido pelo FID onde teve sua estréia em julho de 2000, tendo o reconhecimento da crítica especializada e do público.
Participaram das oficinas de especialização, que utilizam a improvisação no processo de criação, com os professores: Tica Lemos, Katie Duck, Francis Savage, Osmam Kassen, Marcelo Evelin, Sasha Waltz, David Zambrano dentre outros.
Margô Assis realizou os espetáculos “Um alarme para o silêncio” (1998) e “A metamorfose em deambulatório”(2000), dirigidos por Joaquim Elias e ambos co-produzidos pelo FID.
Luciana Gontijo é co-fundadora do Ur = Hor desde 1997 e participou da montagem dos trabalhos “Creme” ( 1997) e “Magazin” (1999), realizados pelo o grupo e dirigidos por Adriana Banana.
FICHA TÉCNICA
Luciana Gontijo e Margô Assis concepção e interpretação
Adriana Banana texto
Eugenio Paccelli Horta concepção plástica
O Grivo trilha sonora
Tema Fernandes iluminação
Cristina Barra colaboração
Alessandra Drummond assessoria jurídica
Ana Luíza Freire produção
FID 2000 co-produção
Duração: 30 minutos
Gênero: Dança Contemporãnea