DANÇA
IRUPÉ SARMIENTO: A PASSAGEM
28 e 29.11.24, quinta e sexta, às 20h"Não fique comovido com minha aparência e incomum tamanho. Pois a minha substância às vezes é mais fina, às vezes mais ampla; hora escassa, hora abundante; e eu altero e modifico a meu gosto a condição do meu corpo, que ao mesmo tempo encolheu e em outro tempo se expandiu: agora minha altura sobe aos céus, e agora eu me estabeleço em um ser humano, sob uma forma mais limitada".
PROFESSIA DA MULHER SABIA
A passagem, têm como inspiração a natureza humana em sua essência de transformação.
Espero que cada ser que veja esta peça possa se conectar de diferentes maneiras, como as diversas ondas do mar que batem na areia da praia.
A eternidade é agora.
Argentina, Educadora, Bailarina e Terapeuta.
Trabalhou como bailarina profissionalmente nas seguintes companhias: Ballet Taller Juvenil de la Provincia de Salta, Ballet Contemporáneo del Teatro General San Martín em Buenos Aires, Solista da São Paulo Cia de Dança, Balé da Cidade de São Paulo e Solista do StaatsBallet Augsburg (Alemanha).
De forma independiente trabalho com Jorge García, Luis Arrieta, Samuel Kavalerski, Alex Soares, Ricardo Scheir, Christine Ceconello, Henrique Rodovalho e Cassi Abranches.
Ganha o prêmio Clarín Revelação em Dança concedido pela imprensa argentina, o Premio Melhor Atriz-Modelo outorgado pelo Fashion Film Festival (Londres), a menção honrosa no Film Festival de Joinville pela sua participação na serie de video-dança realizados nas instalações do antigo Hospital Matarazzo durante a exposição “Made by… feito por Brasileiros” ( Setembro- 2014), recebe a Menção Honrosa pelo seu trabalho nos Prémio Mulher Imprensa e é indicada aos premios APCA de São Paulo como melhor intérprete por Céu de Espelhos e ganhadora do APCA de melhor intérprete pelo espetáculo Mercúrio em 2022.
Ministra diversas oficinas e workshops entre eles os realizados no Holland Dance Festival em Haia na Holanda, no Taller de Danza Contemporánea del Teatro General San Martín de Buenos Aires, em Rio Branco, noAcre, num projeto da FUNARTE, no Núcleo Luz, Anacã Pro, Imersão Indaiatuba, curso de férias em Anacã Companhia de Dança, Giselle Bellot e Pavilhão D entre outros.
trabalhou como assistente de coreografia de Henrique Rodovalho, Christine Ceconello e Jorge Garcia.
Atualmente é bailarina no Studio 3 Companhia de Dança, preparadora corporal, diretora de movimento em peças de teatro, professora de contemporâneo, Ballet Clássico e terapeuta de Chi Kung, Reiki nivel 2, Manipulação Craneal, Masoterapia e Quiropraxia Japonesa Sei Tai.
Ideia e Concepção: Irupé Sarmiento
Direção cênica: Fernando Rocha
Interpretação: Irupé Sarmiento
Iluminação: Roxy Boccia
Cenografia: Fernando Lima
Trilha Sonora: Em construção
Figurino: Acervo pessoal