Ingressos Como apoiar

DANÇA

NINA GIOVELLI: CLIMÃO

NINA GIOVELLI: CLIMÃO

11 e 12.04.24, quinta e sexta às 20h

CLIMÃO é uma situação sonoro-coreográfica criada em 2023, a convite do SESC Pompéia, pela artista da dança Nina Giovelli em parceria com o músico Otávio Carvalho, para o projeto "Música, letra e dança", a partir do álbum da cantora Letrux: "Letrux – Em noite de climão" de 2017.

CLIMÃO é vermelho, úmido, emocionado, agridoce, grave, brilhante e over.

A performance pretende criar uma atmosfera onde, na medida que se intensificam as presenças e ações, se espera um engajamento sentimental e sensorial do público; uma co-criação de um ambiente de curiosidade dramática e impulsos dançantes.

A pesquisa de movimento se deu a partir da exploração das paisagens internas do corpo focando nos fluidos corporais: sangue, saliva, suor e lágrimas; dando continuidade a pesquisa de Nina Giovelli em ativar as matérias do corpo para criar movimento, presença e contextos. A criação e a pesquisa sonora e vocal têm como ponto de partida as texturas presentes no álbum como as sonoridades eletro-pop dos sintetizadores (de estética oitentista), as melodias que se aproximam da temporalidade da fala e a repetição.

A dramaturgia de CLIMÃO intercala danças, ações, alguns devaneios de fala, a realidade (do momento presente da performance), ficções, dramas, dublagens estranhas, loops e silêncios.

Entre sorrisos falsos e sussurros, um convite para mergulhar nos fluidos, na sofrência, no prazer e na (pista de) dança.


Artista da dança e educadora, pesquisa corpo e movimento tecendo conexões entre o sensorial, o motor e os imaginários do corpo; buscando levar o pensamento coreográfico também para a escrita e para a criação de paisagens sonoras.

Graduada em Dança pela Unicamp, Educadora do Movimento Somático pelo método Body Mind Movement e formada no Núcleo Experimental de Artes Cênicas do SESI/SP.

Entre 2017 e 2019 participou do intensivo de formação e criação nos estudos do corpo e do movimento no c.e.m (centro em movimento) e fez parte do Programa Avançado de Criação nas Artes Performativas do Fórum Dança; ambos em Lisboa/PT.

Atualmente segue suas pesquisas e criações de maneira independente, atua como preparadora corporal e colabora na pesquisa de outros artistas como o músico Otávio Carvalho, o Coletivo Motim Venoso, a Cia Acidental de Teatro, o APT Lab, as artistas Beatriz Crus, Carol Vidotti, Emilene Gutierrez, Janaína Carrer; entre outros. 

Trabalhou em residência artística com Radouan Mriziga (Marrocos), Julia Salem (Brasil/Portugal), Túlio Rosa (Brasil/Espanha) e Catalina Lescano (Argentina), durante sua estadia em Portugal. 

Atuou como artista orientadora de dança no Programa Vocacional e no Programa de Qualificação em Artes, Foi integrante do Núcleo Artérias, direção de Adriana Grechi, onde também trabalhou em residência com os artistas: Marcelo Gabriel, Taoufiq Izeddiou, Marcelo Evelin e Robert Steijn. Foi artista residente, mediadora e professora do Centro de Referência da Dança da cidade de São Paulo.


Concepção, criação e performance: Nina Giovelli 

Trilha sonora e performance: Otávio Carvalho 

Iluminação: Mônica Bernardes 

Provocação Vocal: Inés Terra 

Fotografia: Tetembua Dandara

Apoio: Casa Líquida e Submarino Fantástico

Agradecimentos: Gabriele Souza, Janaína Carrer, Jose Miguel Neira e Pedro Ivo Carvalho.

MÚSICA

BNEGRON CONVIDA: FREELION 22.07.24, segunda às 20h

BNEGRON CONVIDA: FREELION

MÚSICA

ONIRA: SONHAR A TEMPESTADE 23.07.24, terça às 20h

ONIRA: SONHAR A TEMPESTADE

CINEMA

A FLOR DO BURITI 24.07.24, quarta às 18h e 20h15

A FLOR DO BURITI

DANÇA

LETÍCIA SCALISE: VOCÊ AINDA QUER LUTAR COMIGO? 25 e 26.07.24, quinta e sexta às 20h

LETÍCIA SCALISE: VOCÊ AINDA QUER LUTAR COMIGO?

MÚSICA

BNEGRON CONVIDA: DABLIUEME 29.07.24, segunda às 20h

BNEGRON CONVIDA: DABLIUEME

MÚSICA

MÚSICA DE MONTAGEM: O GRITO DO ESCURO 30.07.24, terça às 20h

MÚSICA DE MONTAGEM: O GRITO DO ESCURO

CINEMA

AS LINHAS DA MINHA MÃO 31.07.24, quarta às 18h e 20h

AS LINHAS DA MINHA MÃO

CINEMA

O ESTRANHO 07.08.24, quarta às 18h e 20h

O ESTRANHO

DANÇA

CLARISSA BRAGA: MÃEPARIDA 08, 09, 15 e 16.08.24, quintas e sextas às 20h

CLARISSA BRAGA: MÃEPARIDA