Comprar Ingressos

INFANTIL

o grande mergulho

o grande mergu­lho

07 a 22.12.13

O autor e ilustrador alemão foi vencedor do prêmio Hans Christian Andersen – considerado o Nobel da literatura infanto-juvenil – pelo conjunto da obra.


link para o teaser no Youtube


Através da amizade de um pato com a morte, fala-se sobre a vida. Com leveza, atores utilizando a linguagem do palhaço, um ar de história em quadrinhos e uma floresta – com um lago em espiral, árvore com notas musicais e o sol e a lua com rostos como cenário – aborda-se esse tema delicado e muitas vezes adiado pelos pais. Como e quando deve-se falar aos pequeninos que ninguém é imortal?


O Grande Mergulho conta a história do encontro de um pato com a morte. Apesar do susto inicial, a ave logo percebe que sua nova amiga – que traz junto dela uma flor – é simpática. Os dois se aproximam e tornam-se parceiros. E assim, em dupla, aprendem juntos que o melhor da vida é aproveitá-la. E, sob o ponto de vista de uma criança, o aproveitar quer dizer subir em árvores, nadar no lago, pisar no chão, fazer roda, cantar, se perder nas próprias fantasias.


Sem dúvida que abordar o tema da finitude da vida não é das tarefas mais fáceis e o que o espetáculo propõe é, através do bom humor, desmistificar a morte de forma natural e divertida ressaltando questões determinantes e atemporais, como o afeto, a generosidade, o valor de uma amizade verdadeira.


Wolf Erlbruch, o autor do conto inspirador, reflete: “É verdade que as crianças se admiram de vez em quando. Numa certa idade, elas se admiram com o fato de viverem, de onde elas vieram, etc. Nós sabemos que estamos aqui, tudo está certo. Mas para as crianças não está claro totalmente. Elas oscilam ainda um pouco. Por isso não dei uma resposta única que seja realmente válida para todos. Cada um pode contar o que ele mesmo acredita”.


Cléia Mangueira, a idealizadora do projeto afirma: “ao realizar apresentações gratuitas, esse projeto também tem como propósito a difusão do teatro. Iremos a muitas comunidades que não tem acesso a espetáculos de qualidade. Se trata de uma ação em parceria às escolas desses municípios. Em Pindamonhangaba, por exemplo, teremos o privilégio de apresenta lo no único teatro que existe na cidade e que acabou de ser aberto”.


A trilha sonora – sempre instrumental – nos remete à atemporalidade; as vezes meditativa, outras tantas, alegre, reforça os momentos vividos pelos personagens em suas aventuras e diálogos sobre a vida e a morte. O figurino não realista tem, em suas sobreposições de peças e acessórios, a função de compor figuras fantásticas.


Sobre o autor

WOLF ERLBRUCH – Nasceu na cidade de Wuppertal em 1948. Seu primeiro livro foi publicado em 1985 e suas obras já foram traduzidas para mais de vinte idiomas. A maioria dos livros que Erlbruch criou trazem temas que suscitam uma reflexão ou apontam para um grande mistério, seja sobre a existência ou sobre o humano. Seus desenhos remetem para o humor, sem perder a criticidade. Hoje, o artista ensina ilustração na Universidade Gesamthochschule de Wuppertal, na Alemanha, e recebeu importantes prêmios em sua bem-sucedida carreira, dentre os quais o Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da literatura infanto-juvenil.

Sobre a Tulipa Produções Artísticas

A produtora foi fundada por profissionais que atuam há 18 anos na gestão, administração e produção cultural de médio e grande porte e realiza projetos nas áreas de música erudita, ópera, teatro, cinema e artes plásticas. Dentre os principais projetos, são destaques as produções operísticas Il Matrimonio Segreto (coprodução com Ato Primo Produções Culturais), A Water Bird Talk, The Bear, I Pagliacci realizadas no Theatro São Pedro, duas temporadas do Projeto Ópera na Escola e L’Enfant et les Sortilèges para comemoração do Centenário do Theatro Municipal de São Paulo. Por esse último projeto, conquistou o Prêmio Carlos Gomes 2012 como melhor produção operística.

Sobre a Gerdau

A Gerdau é líder no segmento de aços longos nas Américas e uma das principais fornecedoras de aços longos especiais do mundo. Com mais de 45 mil colaboradores, possui operações industriais em 14 países – nas Américas, na Europa e na Ásia –, as quais somam uma capacidade instalada superior a 25 milhões de toneladas por ano. É a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. Com de mais de 130 mil acionistas, a Gerdau está listada nas bolsas de valores de São Paulo, Nova York e Madri.

Ficha Técnica

Patrocínio: Gerdau

Realização: Tulipa Produções Artísticas

Apoio: Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Programa de Ação Cultural

O Grande Mergulho

Direção Cênica: Gabriela Winter

Atores: Alexandre Acquiste e Aldemir Lima

Adaptação: Alexandre Acquiste e Luis Fabiano Teixeira

Cenário: Rogério Falcão

Figurino: Emília Reily

Luz: Tulio Pezzoni

Trilha Sonora: Felipe Gomide

Direção de Produção: Florent Reard

Direção Geral: Cléia Mangueira

Realização: Tulipa Produções Artísticas

TEATRO

Pedro e Diogo Granato: Ainda somos os mesmos 15, 16, 17 e 18.11.18: quinta a domingo, 20h

Pedro e Diogo Granato: Ainda somos os mesmos

MÚSICA

Larissa Conforto: Àiyé 05, 12,19 e 26.11.18: segundas às 20h

Larissa Conforto: Àiyé

MÚSICA

Gui Amabis: amáveis amigos 06, 13, 20 e 27.11.18: terça às 20h

Gui Amabis: amáveis amigos

AULAS

Práticas do Tai Chi e Chi Kung terças, às 8h30

Práticas do Tai Chi e Chi Kung