MÚSICA
Pelados: Tempo Presente
19.09.22, segunda às 20hO selo Matraca Records leva ao palco do Centro da Terra a temporada "Tempo Presente". Sempre às segundas-feiras, os shows funcionam como uma amostra caleidoscópica das pesquisas musicais que ocorrem agora no país, com apresentações de Uiu Lopes, Pelados, Pedro Bienemann e Lau e Eu - artistas do selo que representam a novíssima geração de artistas da cena independente de São Paulo.
A banda paulistana Pelados sobe ao palco no dia 19 de setembro. O pop descontraído com origens lo-fi do quinteto vem circulando com bastante prestígio na crítica local. O show que será apresentado no Centro da Terra é baseado no disco "Foi mal", que tem lançamento programado para outubro deste ano, junto de experimentos que dialogam com a pesquisa explorada no novo trabalho.
Pelados é uma banda paulistana de pop desleixado. Lançou seus dois primeiros discos - Com os amigos é melhor e THELP - em 2016, primeiro ano de existência do grupo, então chamado Pelados Escrotos. Ambos os discos foram produzidos em casa e compartilhados diretamente no Soundcloud. Em 2017, aliaram-se ao produtor Antônio Pinto para gravar um disco totalmente diferente - profissionalmente produzido e gravado em estúdio - chamado Sozinhos, que acabou sendo lançado só em 2020. Nesse entremeio, entre mudanças de formação e crises estéticas, a banda, rebatizada como Pelados, reformulou-se num quinteto e começou a planejar seus próximos passos.
Em 2022, seus membros preparam-se para lançar seu quarto disco, Foi mal. Gravado e produzido, como os dois primeiros, de maneira completamente autônoma, mas dessa vez no novíssimo estúdio da banda, o Estúdio Orgânico, o disco combina o humor e o jeitão despojado das origens lo-fi, DIY da banda com os aprendizados adquiridos em estúdio e a vontade de experimentar novos sons.
Helena Cruz: baixo
Luiz Martins: teclado e drum machine
Manuela Julian: voz
Theo Cecato: bateria e guitarra
Vicente: guitarra e teclado
Pedro Bienemann: luz
Fernando Rischbieter: produção
Pedro Vinci: produção