Comprar Ingressos

TEATRO

Primus

Primus

14 e 15.09.02

PRIMUS é o espetáculo da BOA COMPANHIA, baseado no conto “Comunicado Para Uma Academia”, de Franz Kafka, datado de 1917. O espetáculo conta a história de um macaco que, para garantir seu lugar ao sol, aprendeu a ser homem e tornou-se um pop-star do teatro de variedades. Os atores, ora feras amestradas, ora amestradores, cantam, tocam e sapateiam. Afinal, todos precisamos de um lugar ao sol.


A encenação de PRIMUS inscreve-se no que tem sido chamado de teatro físico, uma vez que nossa aproximação do conto parte de uma perspectiva fortemente centrada no trabalho corporal. No entanto, lançamos mão também de recursos visuais de projeção de imagem (slides), do canto e da percussão ao vivo.


Buscamos no diálogo entre essas três linguagens que tecem a estrutura narrativa do espetáculo, transpor para a cena os temas que consideramos fundamentais no conto de Kafka: os limites entre natureza e cultura, o animal e o humano, a tensão entre liberdade e a necessidade.


FICHA TÉCNICA

Alex Caetano, Daves Otani, Eduardo Osorio, Moacir Ferraz elenco

Célia Froufe sapateado

Isabelle Dufau improvisação

Alex Caetano ritmos africanos

Luiz Rodrigues Monteiro Jr. acrobacia

Tika Tirtilli, Cói e Eduardo Osorio slides

Neds Gonçalves design gráfico

Erick Oliveira cenotécnico

Jaça e Maurício Venâncio capoeira

Clermont Pithan preparação corporal

M. I. F. de Almeida consultoria em primatologia

Marcio Aurelio desenho de luz

Max Costa e Daves Otani direção musical

Verônica Fabrini figurino, cenografia, sonoplastia e direção geral

Duração: 55 minutos

Gênero: Drama Cômico


Curriculum do grupo Boa Companhia

A Boa Companhia é formada por atores egressos do curso de Artes Cênicas da UNICAMP, atuando desde 1992, tendo como proposta a pesquisa da linguagem cênica a partir do trabalho do ator.

A idéia central que une seus integrantes é de que a Arte pode e deve transformar a Vida. Neste sentido, a atuação do grupo não se restringe às salas tradicionais de espetáculos. Cada montagem é um evento especial e, se para isso, as ruas da cidade, o Teatro Municipal ou um terreno baldio é o espaço ideal, então aí será seu palco. Esta flexibilidade exige dos atores uma pesquisa e treinamento constantes, realizados através de workshops organizados pela companhia e compartilhados com a comunidade. Desta forma, buscam divulgar não somente o produto final (o espetáculo), mas também sua prática e seu processo de criação.

Exibe um currículo eclético, com montagens que vão de Shakespeare a Qorpo Santo, passando por Nelson Rodrigues e adaptações de textos literários de autores como Guimarães Rosa e Franz Kafka.

A partir de 96 a companhia amplia a sua atuação para o nível internacional, com a participação no Festival Internacional de Belo Horizonte (julho de 1996, com PRIMEIRAS ESTÓRIAS), no Seminário Internacional de Dramaturgia do Ator (julho de 1997 – Havana, CUBA – LOVE ME, Uma Poética Dos Sentidos) e no II Cone Sul de Teatro – Fase Internacional (Rio Grande do Sul – 1997, com o espetáculo LOVE ME). Em 98, BOA COMPANHIA, LUME, BARRACÃO TEATRO, SERES DE LUZ e COMPANHIA SARAU realizam o evento “Tem Cena na Vila”, sucesso de público e crítica, que encontra-se em fase de pré-produção de sua 5ª Edição.

DANÇA

Fabrício Licursi: Dança pra Esquecer o Vô 26 e 27.05, 02 e 03.06.2018: sáb e dom às 20h

Fabrício Licursi: Dança pra Esquecer o Vô

MÚSICA

Edgard Scandurra: o operário do rock 07, 14, 21 e 28.05.18: segundas às 20h

Edgard Scan­durra: o ope­rário do rock

MÚSICA

Guizado: o multiverso em colapso 08, 15, 22 e 29.05.18: terças às 20h

Guizado: o multi­verso em colapso

MÚSICA

Garotas Suecas 05,12,19 e 26.06.18: terças às 20h

Garotas Suecas

PERFORMANCE

Aby Cohen e Renato Bolleli 09 e 10.06.18: sábado e domingo 20h

Aby Cohen e Renato Bolleli

AULAS

Práticas do Tai Chi e Chi Kung terças, às 8h30

Práticas do Tai Chi e Chi Kung