MÚSICA
ROMULO ALEXIS: COSMOFONIAS
06, 13, 20 e 27.05.24, segundas às 20hUniversos sonoros e performáticos de criação musical em tempo real
06/05 – FENDA – RADIO DIASPORA + BELLE DELMONDES + ESTER LOPES
As performers Ester Lopes e Belle Delmondes dialogam com o duo Radio Diaspora formado por Romulo Alexis e Wagner Ramos, modulando o corpo criativo como bússulas investigativas que friccionam as fronteiras dos legados performáticos afro-diaspóricos.
13/05 – ROMULO ALEXIS + SALLOMA SALOMÃO + NIGRA EXPERIMENTA ARKESTRA
Ensemble dedicado à música experimental e criativa de raízes afro-diaspóricas realiza um encontro inédito entre To Bernado (trombone), Gui Braz (Cordas e flauta), Salloma (Kalimba, voz e flauta), Karine Viana (vilolino e voz), Laura Santos (Clarinete e voz), Manoel Trindade (Percussões), Lua Bernardo (Baixo acústico, Voz e Flauta), Du Kiddy (Guitarra), Henrique Kehde (Bateria), Romulo Alexis (Trompete, Voz e Flautas), Stefani Souza (Saxofone) e Lerito Rocha (Percussões).
20/05 – ROMULO ALEXIS convida LEVIATÃ (COM THAINÁ OLIVEIRA, INÈS TERRA, EDBRAS BRASIL, SARINE E DOUGLAS LEAL)
Junto com a editora e produtora Leviatã (Amanda Obara, Iago Mati e Natasha Xavier) a programação vai enfatizar performances solo, experiências audiovisuais e trilhas sonoras ao vivo, com as participações de Edbras Brasil (arte sonora), Inès Terra (voz e efeitos), Thayná Oliveira (Didjiridou e Cello), Sarine (Sintetizador e Percussão) e Douglas Leal (flautas e cordas).
27/05 – RADIO DIASPORA ENSEMBLE CACHAÇA! 2024 (CLARA BASTOS, STEFANI SOUZA, ALLAN ABBADIA E PAOLA RIBEIRO).
Radio Diaspora ativa o Ensemble Cachaça! de criação musical em tempo real convidando novas participações para seu experimento criativo. Com Allan Abbadia (trombone), Clara Bastos (Baixo acústico), Paola Ribeiro (voz e berimbau) e Steafani Souza (sax).
ROMULO ALEXIS
Músico (de)compositor, improvisador, produtor cultural, curador, educador e videoartista. Pesquisador de processos criativos. Atuante desde 2008, Romulo Alexis já colaborou com mais de 300 artistas internacionalmente em processos multidisciplinares de arte, com participações em festivais no Brasil e Europa. Já atuou como programador de Música no Sesc São Paulo (2013-2017), como curador do Festival Preta Jazz da Feira Preta e como diretor musical do projeto África em Nós, realizado pelo Instituto Moreira Salles e Feira Preta (2019 e 2020), além de colaborações constantes em projetos de cinema, dança, performance, teatro, literatura e multimídias. Ativa os projetos Radio Diaspora (duo de free jazz e eletrônica) e dirige a Máquina Vocal (improvisação coral sob regência), além de desenvolver performances solo de trompete e outros sopros em uma pesquisa de música exploratória afro-oriental.