MÚSICA
TOU
14.10.08Grupo originário de Nagano, uma província japonesa onde se localizam os Alpes Japoneses, o TOU é uma orquestra de instrumentos japoneses com 23 integrantes, entre jovens, senhores e senhoras, que vieram ao Brasil em virtude do Centenário da Imigração Japonesa. Os mestres Kouzan Sato e Massa-aki Hara comandando esta orquestra de música erudita japonesa, fundada no início dos anos 90. O programa da apresentação inclui composições clássicas e contemporâneas: “Shika no Toone” (“Faraway Sounds from a Deer”, solo para shakuhachi); arranjos para as canções infantis “Kazoeuta”, “Tooryansse”, “Oedo Nihonbashi”; “Keshi no Hana” (“Poppy Flower”, música para shakuhachi, koto e shamissen); “Honôo no Aka” (“Vermelho da Chama”, música erudita contemporânea); “Kyoune” (“Nostalgia Sounds”, música para 2 vozes de shakuhachi); “Shion” (“Aster”, música para Shakuhachi e contra-baixo de okoto); e “Sakura New Version” (versão moderna para a clássica canção japonesa “Sakura”).
Os mestres Sato e Hara são diretores das duas maiores escolas dos instrumentos Shakuhachi (flauta de bambu japonesa, no estilo Tozan) e Koto (harpa japonesa, no estilo Ikuta-ryu Seiha), em Nagano. Juntamente com outros mestres e os respectivos alunos, fundaram o TOU, cujo significado é “a grande onda” ou “a grande ondulação”. O grupo – que conta com formações diferentes de instrumentos e de músicos para cada ocasião – já se apresentou na abertura das Olimpíadas de Inverno de Lillehammer/94 e Nagano/98, além de tocar na Noruega, Áustria e Polônia. Desde 2006, a brasileira Ameris Saito integra a orquestra, tocando shakuhachi e koto.
Músicos (okoto, shamissen e contrabaixo de okoto): Massaaki Hara, Massanami Kubota, Massanao Uehara, Utakimi Wakatsuki, Massaami Ogura, Massakiku Iimori, Massassaki Sakaguchi, Massayuki Karima, Nanae Iimori, Massako Tamai, Ryu Tamai e Noriko Hossoe.
Músicos (shakuhachi): Kouzan Sato. Suizan Morozumi, Kunzan Fujisawa, Shunkouzan Gomi, Jyouzan Yamamoto, Houzan Óseo, Kouryu Ito, Kouukou Matsushima, Shouzan Ogiwara, Kouki Karassawa e Kouhou Fujissawa.
Ingressos: R$ 20,00
Duração: 1 hora
Ind. idade: livre