TEATRO
valsa nº6
08.09 a 07.10.12Montagem com direção de Eric Lenate compõe o calendário de comemoração ao centenário de Nelson Rodrigues.
Drama da fase psicológica de Nelson Rodrigues (1912-1980) e escrito em 1951, Valsa nº 6 é construído sobre um sólido caminho de musicalidade textual e imagética, tornando-se um belo poema dramático e cênico de formalidade exemplar na dramaturgia brasileira.
A montagem traz no elenco Renata Calmon como Sônia, sob o olhar do jovem diretor Eric Lenate.
Único monólogo escrito pelo autor de “Vestido de Noiva”, “Os sete gatinhos” e o emblemático “Boca de Ouro”, Valsa nº 6 é a narrativa de uma memória em que tempo e espaço se deslocam constantemente para se contar a angústia de uma garota de quinze anos. Entre obscuras lembranças, Sônia evoca o seu suposto assassinato. Na busca incessante por saber quem é e onde está, a personagem dá vida e voz a outras figuras que formam o universo do seu subconsciente: os pais, o médico da família, as criadas da casa, o homem por quem é apaixonada e as comadres da vizinhança. Nessa eufonia de vozes, Eric Lenate constrói o retrato de um ser que escapa da previsibilidade.
A montagem acontece no que pode parecer o ambiente efêmero e insustentável de um triste velório, dentro de uma aparente casa vazia e abandonada, habitada pelo espectro do que um dia foi uma alegre e pulsante menina. Tudo o que resta são pedaços espalhados e conflitantes de um quebra-cabeça aparentemente insolúvel.
O projeto foi escolhido pela Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo para fazer parte de da mostra “Agosto Cem Nelson”, em comemoração aos 100 anos do dramaturgo, escritor e jornalista recifense Nelson Rodrigues (1912-1980).
VALSA Nº6
De: Nelson Rodrigues
Direção, Cenografia e Iluminação: Eric Lenate
Elenco: Renata Calmon
Assistência de direção: Juliana Calderón e Marcus Leoni
Figurino: Rosângela Ribeiro
Fotografia: Roberta Vaz