MÚSICA
sem palavras: Solaris
18.06.18: segunda às 20hSolaris explora o território literário. O clássico de mesmo nome, lançado em 1961 pelo polonês Stanislaw Lem, é ponto de partida para a música minimalista de Richard, que também se inspira em climas e personagens do universo de Enrique Vila-Matas, Julio Cortázar, Franz Kafka e Adolfo Bioy Casares.
Dividido entre bateria e vibrafone, Richard constrói peças instrumentais que dialogam com o encantador e o sombrio.
Ex-integrante das bandas Diagonal e Debate, e mente por trás do duo Porto (ao lado de Regis Damasceno, do Cidadão Instigado), Richard, o Solaris, é de São Paulo. Em paralelo aos projetos autorais, nos últimos anos, ele tem acompanhado nos palcos Marcelo Jeneci, Gui Amabis, Arthur Nogueira, Guizado, entre outros. Tocou ainda com Marcelo Camelo, Céu, Naná Vasconcelos, Tulipa, Karina Buhr, São Paulo Underground e Mike Ladd, para citar alguns.
Em vez de um artista, são quatro grupos que tomam conta do Segundamente em junho, todos integrantes da fervilhante cena instrumental que vem crescendo em São Paulo nas últimas décadas. Na primeira apresentação, dia 4, o supergrupo formado por Victor Vieira-Branco (vibrafone), Thomas Rohrer (saxofone e rabeca), Arthur DeCloedt (baixo) e Mariá Portugal (bateria) parte para o improviso livre, buscando referências a partir da formação pessoal de cada um de seus integrantes, que já tocaram com nomes como Cidadão Instigado, Quartabê, Trio Repelente, entre outros. A segunda segunda-feira fica por conta da big band Vruumm, uma orquestra de groove capitaneada pelo saxofonista Anderson Quevedo. Na terceira segunda, dia 18, é a vez do projeto solo do baterista Richard Ribeiro, que explora canções e silêncios enquanto toca bateria, xilofone e outros instrumentos à sua mão. O mês termina com a apresentação do grupo Música de Selvagem, que lança seu disco, Volume Único, e é a única apresentação a contar com um vocalista convidado em algumas músicas, o músico Sessa.
04.06 - Rohrer / Decloedt / Portugal/ Vieira-Branco
11.06 - Vruumm
18.06 - Solaris
25.06 - Música de Selvagem