KOMPANHIA
a grande viagem de Marathon
1996Uma das montagens mais emblemáticas da Kompanhia do Centro da Terra, Viagem ao Centro da Terra (1992, SP) serviu de inspiração para o lançamento da bebida isotônica Marathon, sob encomenda da Cervejaria Brahma. A expedição A Grande Viagem de Marathon ocupou um galpão de sete mil metros quadrados, alugado especialmente para o evento, e completou cinco semanas em cartaz. Atraiu não só o público interno aguardado da empresa como, na sequência, muitos outros convidados, totalizando mais de 1.200 pessoas. Para recriar o ambiente original do espetáculo, que na ocasião aconteceu em um túnel inacabado sob o Rio Pinheiros, foram concebidos infláveis tubulares de lona plástica preta com areia no chão. O inusitado equipamento se estendia por incrível um quilômetro de comprimento pelo espaço.
O diretor Ricardo Karman e o artista multimídia Otávio Donasci buscaram impregnar a viagem com doses de emoção realista. O sentido de aventura já começava dentro de um ônibus, que buscava os participantes em seus pontos de venda e os deixava no galpão, marco inicial da expedição de uma hora e meia de duração pelo túnel cenográfico. A partir dali eles vivenciariam uma peregrinação que previa obstáculos, desafios e interação com alguns personagens.
Logo de cara, já descalços, os vendedores paravam em uma biblioteca, onde um velho sábio lhes contava uma lenda sobre a origem mítica do isotônico perfeito. Duzentos metros à frente, em total escuridão e utilizando cordas como guias, o grupo adentrava um labirinto. Mais adiante chegavam a uma arena onde dois lutadores de luta livre confrontavam-se: o mais forte representava o Gatorade (concorrente do Marathon no mercado) e o outro, menor e aparentemente mais fraco, simbolizava o novo produto da Brahma. Este era derrotado na primeira fase, mas depois de beber o Marathon, vencia o rival.
A jornada prosseguia através de uma floresta de camisinhas gigantes (o Safe-Sex), composta por mulheres e homens nus dentro de cada uma delas. Minutos depois, os expedicionários alcançavam um templo e eram encorajados a participar da grande prova final. Aqueles que o desejassem, e todos aceitavam naturalmente, se despiam – embora a maioria absoluta fosse masculina, elas também se engajavam, separadas deles. E eram surpreendidos por um banho de Marathon, proporcionado por seis poderosas máquinas tipo wap. Em seguida, ainda dentro do túnel, tomavam banho em chuveiros convencionais. Então recebiam toalha, camiseta e calça com a marca do produto. Por fim, uniformizados, assistiam uma palestra sobre o isotônico e o lançamento do plano de incentivo.