KOMPANHIA

Aguáh - Billings

2010

Ricardo Karman leva o teatro-aventura ao Parque Ecológico do Guarapiranga

Águah, o Espírito das Águas é uma inusitada expedição multimídia interativa para crianças, de 3 km, por trilhas na floresta e navegação em escuna pela represa, que trata da preservação da água em nosso planeta.

Uma nova expedição multimídia interativa criada e dirigida por Ricardo Karman, que também é o inventor do gênero “teatro-aventura”, promete, além de divertir as crianças, conscientizá-la sobre a importância da preservação da água em nosso planeta. Trata-se de Aguáh, o Espírito das Águas, espetáculo realizado no Parque Ecológico do Guarapiranga, integra o programa Água Amiga do Projeto Estratégico Criança Ecológica, desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo e Secretaria do Meio Ambiente, estreou no primeiro semestre desse ano apenas para escolas e agora está aberto para o público em geral. Os ingressos são grátis e as sessões acontecem aos sábados, às 10 horas.

Com duração aproximada de 2h, o teatro-aventura envolve os participantes em uma inusitada expedição de 3 km de extensão em busca do espírito água pura. O roteiro inclui duas etapas a serem percorridas: uma delas acontece em trilha, dentro da mata, e a outra na água, em escuna que navega pela represa do Guarapiranga. A aventura proporciona interatividade com a natureza e coloca as crianças em contato com a realidade sobre as questões relativas à água. Toda a ação pedagógica desenvolvida é baseada na Declaração Universal dos Direitos da Água e propõe aos participantes a reflexão sobre temas como: desperdício, poluição, responsabilidade individual e a água como condição essencial à vida.

Nos trabalhos realizados por Karman, o público (adultos e crianças) é considerado herói. É ele o verdadeiro protagonista da história. Os atores, a própria natureza exuberante, juntamente com as instalações e cenários, especialmente criados para o espetáculo, são os coadjuvantes da aventura. A potência de uma floresta real aliada ao fabuloso e onírico do espetáculo proporciona ao público-herói uma intensidade dramática única, lúdica e original.

Nesse extraordinário ambiente os participantes contracenam com “povos fantásticos” (os inteligentes Sapo-sapiens; os selvagens Cranibais ou os terríveis feiticeiros Centórmius), deslocam-se por trilhas na mata, fogem dos “ inimigos” que desejam impedi-los de alcançar seus objetivos e elaboram estratégias para trazer de volta o maravilhoso Espírito das Águas, que abandonou o nosso mundo e não deseja mais voltar.

Direcionado a crianças com idade a partir de 8 anos, Aguáh, o Espírito das Águas é mais uma criação do premiado diretor multimídia e autor de teatro Ricardo Karman. Ele é responsável por reconhecidas montagens da Kompanhia do Centro da Terra, como Viagem ao Centro da Terra, realizada em um túnel abandonado sob o Rio Pinheiros (1992), a Grande Viagem de Merlim, que durava cinco horas e percorria 130 km (1995), O Ilha do Tesouro, espetáculo itinerante de teatro-aventura para crianças e adultos (Prêmio APCA-2005) e O Kronoscópio, ficção científica multimídia no palco do teatro (2007).

A montagem foi viabilizada por meio de patrocínio da Fundação Nestlé Brasil e apoio do Programa da Ação Cultural (PROAC) da Secretaria de Estado da Cultura. A execução ficou a cargo da La Fabbrica do Brasil, que convidou Karman para criar o espetáculo a partir da idéia original do projeto.

Sinopse: A água do planeta ficou doente! Não molha mais nada e não mata a sede de ninguém. Ficou vermelha e parece um líquido morto e inerte. Ninguém sabe o que está acontecendo, mas a doença continua a se alastrar. O Dr. Presérvus Águs sabe o que está acontecendo, mas está perdido na Floresta Secreta e precisa de ajuda. Ele envia uma carta para as crianças que diz: É uma emergência. A água está em perigo! Preciso de ajuda, venham me salvar. As crianças vão e descobrem que a água é viva e que há um espírito que mora nela, o Aguáh. Mas o Aguáh ficou tão aborrecido com os humanos que abandonou as águas, fugiu da civilização e foi se refugiar bem longe, na terra perdida do Povo-sapo. Porém, o maior perigo não são os Cranibais (terríveis habitantes da floresta), mas o oportunista Dr. Gastão de Águs, que fará de tudo para roubar o Aguáh para si próprio.

FICHA TÉCNICA

Criação e direção:Ricardo Karman

Assistente de direção: Bernardo Galegale

Elenco: Yunes Chami, Mario de La Rosa, Élber Marques, Léo Fernandes, Thiago Azanha, Alexandre Mello, Arlette Ferreira, Antônio Corrêa Neto, Jardel Glay Cini e Márcio Ribeiro.

Monitores: Paula da Paz, Lilian Gouvêa, Daniela Embôn, Régis Pereira e Rafael Santos

Figurinos: Verônica Julian

Adereços e Cenografia: Dimitri Kuriki e Helena Ramos

Cenotécnico: Gilberto Souza

Contrarregra: Alisson da Paz e Renato Souza

Realização: La Fabbrica do Brasil

SERVIÇO:

Local: Parque Ecológico do Guarapiranga

Endereço: Estrada do Riviera, 3.286 – Riviera Paulista/SP (o Parque Ecológico do Guarapiranga fica depois do Parque do Guarapiranga)

Temporada: sábados às 10 horas

Ingressos : Grátis(com senha por ordem de chegada)

Informações: (11) 5517-6707 /6255

Participantes por sessão: 50 pessoas (35 crianças e 15 adultos)

Duração: 2 horas

Classificação etária: crianças a partir de 8 anos

Gênero: Teatro-aventura

Acesso controlado para adulto desacompanhado de criança.

Agendamento para escolas: www.criancaecologica.sp.gov.br

RECOMENDAÇÕES

Espetáculo não recomendado para pessoas com dificuldade de locomoção e alérgicas a insetos.

Utilizar roupa adequada para aventura: tênis, calça comprida e camiseta (levar uma reserva).

Uso de protetor solar e repelente caso se faça necessário.

Disposições e condições para caminhada.
Riscos: picadas de insetos, escorregões, pequenas escoriações, medo, 

KOMPANHIA

04.07.1989

Kompa­nhia do Centro da Terra

KOMPANHIA

525 Linhas 1989

525 Linhas

KOMPANHIA

1990

Reflux

KOMPANHIA

O Santo e a Porca 1990

O Santo e a Porca

KOMPANHIA

Viagem ao Centro da Terra 1992

Viagem ao Centro da Terra

KOMPANHIA

A Grande Viagem de Merlin 1995

A Grande Viagem de Merlin

KOMPANHIA

Marathon 1996

Marathon

KOMPANHIA

2001

Teatro do centro da terra

KOMPANHIA

2005

sobre-viventes

KOMPANHIA

2005

I Mostra de drama­turgia

KOMPANHIA

2005 a 2016

O Ilha do Tesouro

KOMPANHIA

2006

Corpo d’água

KOMPANHIA

2007

O Kronos­cópio

KOMPANHIA

2007

Pneuma

KOMPANHIA

2008

O Ilha - Center Norte

KOMPANHIA

2010

Teatro­kê

KOMPANHIA

2011

biliri e o pote vazio

KOMPANHIA

2010 a 2014

Sarau Noites na Taverna

KOMPANHIA

2014

O Ilha - Mirada

KOMPANHIA

OVONO 2016

OVONO